SOBRE A Casa Dom Helder
A Casa Dom Helder Câmara é a sede administrativa da Amar e o local onde são desenvolvidas ações pedagógicas de apoio à escolaridade.
Estamos localizados no coração do Grajaú, bairro do Rio de Janeiro, e ao longo do ano recebemos centenas de crianças e adolescentes das comunidades do entorno em seus contra turnos escolares.
Além das atividades de apoio também são realizados cursos de formação profissional, palestras, encontros e um projeto com mães adolescentes. Também distribuímos cestas básicas para as famílias das crianças e adolescentes atendidos.
Projetos que acontecem na Casa Dom Helder
Projeto Pedagógico de Apoio à Escolaridade
Ação Pedagógica de Apoio à Escolaridade: Acompanhamento de 90 crianças de 7 até 14 anos no período do contraturno escolar, com atividades para uma formação integral: aulas de reforço, atividades culturais, esportivas, incentivo à leitura, atividades manuais, educação ambiental e informática.
Linha de Ação Preventiva
Atendimento: Encontros diários, de segunda à sexta, turno da manhã e tarde
Numero de atendidos: 88 crianças e 60 famílias.
Faixa etária: Ambos os gêneros de 7 até 14 anos.
Equipe: Coordenador, assistente social, pedagoga, 2 educadores, cozinheira, professor de informática, auxiliar de serviços gerais e voluntários.
Projeto Meninas do Rio
Trabalho sócio pedagógico, de promoção social e acompanhamento de até 30 mulheres adolescentes com faixa etária de 14 até 19 anos, com filhos pequenos ou em situação de gravidez no processo de desenvolvimento pessoal e no relacionamento com os filhos.
Linha de Ação Preventiva
Atendimento: Encontros semanais
Numero de atendidos: 30
Faixa etária: Mulheres de 14 até 19 anos.
Equipe: Coordenador, assistente social, pedagoga e oficineiros
Projeto de Formação de Educadores
Encontro de formação mensais para formação dos educadores da Associação e das instituições parceiras seja na sede da Amar seja em atividades externas. temas debatidos: Direitos das crianças. Políticas para crianças em situação de rua. Violência e abuso. Metodologia de intervenção. Políticas Municipais e Estaduais.
Linha de Ação Fortalecimento Institucional
Atendimento: Encontros mensais
Número de participantes: 40
Faixa etária: Adultos ambos os gêneros
Equipe: Coordenador, assistente social, pedagoga, e relatores das temáticas
Intercâmbio Cultural
Visita de jovens estrangeiros com a finalidade de conhecer e vivenciar o trabalho da Associação Amar e vivenciar a situação de famílias mais empobrecidas das periferias do Rio de Janeiro e Duque de Caxias, onde habitam as crianças e adolescentes que frequentam dos projetos da Associação e vivem também nas favelas do Rio de Janeiro.
Linha de Ação Fortalecimento Institucional
Atendimento: Contínuo/diário
Número de participantes: Em 2021 por causa da pandemia, nenhum voluntário veio fazer intercâmbio.
Faixa etária: Ambos os gêneros. com mais de 18 anos
Equipe: Coordenador
Endereço: Rua Visconde de Santa Isabel, nº 480 – Grajaú Rio de Janeiro