História da AMAR

A Associação Beneficente AMAR é uma organização sem fins lucrativos, criada no ano 2000, situada no Estado do Rio de Janeiro, que desenvolve seu trabalho junto a crianças, adolescentes e jovens em situação de risco pessoal e social, através da metodologia do Sistema Preventivo da Educação, em três linhas operativas: Linha Emergencial, Linha Preventiva e Linha Formativa. Suas atividades têm como eixo inspirador os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e visam, através de ações sócio educativas e profissionalizantes, o resgate da autoestima, a formação para a vida cidadã e a promoção humana e transcendental de todos os participantes de seus projetos.  A AMAR participa de Fóruns e Conselhos de Direitos e investe na formação e qualificação de seus educadores e técnicos buscando desenvolver uma prática pedagógica, que valoriza a participação dos seus educandos

Origem da Associação

No início dos anos 80 um grupo de educadores começou a trabalhar a problemática dos meninos de rua. Ao final dos anos 80 tomaram parte ativamente da elaboração e defesa das emendas populares que levaram à substituição do Código de Menores e em favor do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, que entrou em vigor em 13 de julho de 1990.   Desde então, vem sendo um ator incansável na luta pela implementação do ECA, através da participação em Fóruns e Conselhos de Direitos, de investimento na formação e qualificação de seus técnicos e na busca de superar uma prática pedagógica tutelada, que não valoriza a participação da criança e do adolescente. Acompanhados por seus ex-educandos, criaram o Programa “A Caminho da Cidadania”, que a partir de 2000, deu origem à Associação Beneficente AMAR.

× Fale com a AMAR