CURSO DE INSTALAÇÃO DE PLACAS DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

O curso foi realizado em Parceria com os Engenheiros Sem Fronteiras e a Kiyo, nos dias 24, 25, 26 e 27 de junho. O objetivo era capacitar jovens, de ambos os gêneros, oriundos das periferias do Rio de Janeiro, que estavam cursando ou já haviam concluído o Ensino Médio e que tinham noções de elétrica, para se tornarem Técnicos de Instalação e Manutenção de Painéis Solares. Além de aprenderem sobre a energia solar, os alunos e alunas ainda aprenderam sobre captação de águas pluviais, contribuindo ainda mais para o cuidado do meio ambiente. Apesar da alta procura, apenas 14 jovens foram selecionados através de entrevista para realizar o curso porque infelizmente não havia mais vagas.

O entrosamento dos alunos com a equipe começava no café da manhã, tornando a convivência harmoniosa e o curso prazeroso para todos. Durante os momentos de descontração alguns dos alunos contaram sobre suas atividades cotidianas, como a aluna Luciana, que está fazendo faculdade em agricultura para fortalecer a Cooperativa Agrícola Coopagé, fundada por sua mãe, e o aluno Breno, que fez um galinheiro dentro de sua comunidade, Tubiacanga, para vender ovos para os moradores a preço de custo. O curso foi exitoso, pois os alunos superaram as expectativas na assimilação do conteúdo, fato que otimizou as aulas. Mesmo os alunos que vinham de jornada de trabalho noturna não apresentavam cansaço, e nas aulas práticas era notória a atenção de todos em cada detalhe ensinado pelos professores.

As aulas se encerraram com uma palestra com os convidados Hans Rauschmayer (Solarize Treinamento Ltda) que forneceu maquinarias para viabilizar as aulas práticas; Theresa Williamson (Diretora Executiva da COMCAT – Rede de Favelas Sustentáveis); e Elma Maria de Aleluia (ONG SER Alzira de Aleluia no Vidigal). Nesse momento foi possível para os alunos entrar em contato com outros profissionais da área, iniciantes e veteranos, que passaram boas dicas de como atuar no mercado de trabalho. O Curso de Energia Solar capacitou os alunos profissionalmente e ofereceu-lhes um certificado que os ajudará a iniciar suas carreiras a conquistar clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *